Monografia em Ciência Política

A apresentação de uma Monografia em Ciência Política é obrigatória para a conclusão do Curso de Ciência Política. Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade aos trabalhos de final de curso, a confecção da monografia ocorre em dois semestres. No primeiro, o/a aluno/a cursa a disciplina Monografia 1, que se refere à elaboração do projeto de pesquisa, desenvolvendo mais profundamente o problema de pesquisa já apontado em uma disciplina obrigatória anterior, Técnicas de Pesquisa em Ciência Política. No semestre seguinte, realiza a disciplina Monografia 2, voltada para a execução da pesquisa e redação final. A orientação individual, presencial e constante das monografias ocorre durante um ano, diretamente com a/o professor/a designado/a como orientador/a.

A Monografia em Ciência Política faz parte de uma cadeia de três disciplinas que devem ser cursadas de forma sequencial e obrigatória, a partir do 6º semestre, de acordo com o fluxo do curso:

1. 1.Técnicas de Pesquisa em Ciência Política,6º semestre, 4 créditos ou 60h: essa disciplina tem como objetivo a apresentação de instrumentos variados de pesquisa – quantitativos e qualitativos –, tendo em vista capacitar o aluno na formulação de um projeto científico.
  2. 2.Monografia em Ciência Política 1,7º semestre, 2 créditos ou 30h, tendo como pré-requisito a disciplinaTécnica de Pesquisa em Ciência Politica: essa disciplina tem como objetivo a formulação de um projeto original de pesquisa – problema de pesquisa, objetivo, hipóteses, referencial teórico, metodologia, desenvolvimento da pesquisa e bibliografia – sob a orientação individualizada de um professor do quadro permanente do IPol.
  3. 3.Monografia em Ciência Política 2,8º semestre, 4 créditos ou 60h, tendo como pré-requisito a disciplinaMonografia em Ciência Política 1:essa disciplina tem como objetivo a confecção da monografia através do desenvolvimento do projeto de pesquisa formulado pela disciplina anterior,Monografia em Ciência Política 1. A disciplina se desenvolve sob orientação individualizada de um/a professor/a do quadro permanente do IPol.

Todas as monografias desenvolvidas são avaliadas por uma banca examinadora composta por dois/duas professores/as, com titulação mínima de mestres/as. À monografia é atribuída uma menção, que acompanha a avaliação geral da UnB: para aprovação, SS (9,0 a 10,0), MS (7,0 a 8,9) ou MM (5,0 a 6,9); nos casos de reprovação, MI (3,0 a 4,9) e II (1,0 a 2,9). Estudantes que não concluírem o trabalho monográfico recebem a menção SR (sem rendimento) e, assim como as/os estudantes reprovadas/os, devem refazer a monografia e não têm aprovação na disciplina Monografia em Ciência Política 2.

Há duas formas de defesa da Monografia Final de Curso: presencial e não presencial. No primeiro caso, a/o aluno/a realiza uma apresentação formal dos resultados da pesquisa sendo, em seguida, sabatinado/a pelos/as professores/as que compõem a Banca Examinadora. No segundo caso, não presencial, os/as professores/as componentes da Banca Examinadora realizam uma avaliação circunstanciada da Monografia Final de Curso apresentada.

CALENDÁRIO DE MONOGRAFIAS IPOL - 2016/2

Clique aqui

Destaca-se que foi decidido que as solicitações de revisão de menção SERÃO INDEFERIDAS NO CASO DE PERDA DE PRAZO, que será unificado para todas/os as/os estudantes.

Normas da Biblioteca Digital de Monografias - Clique Aqui

Termo de Autorização para publicação da Monografia na Biblioteca Digital - Clique Aqui

Formulário Nada Consta - Clique Aqui

Você está aqui: O IPol Estude no Ipol Estudante de Graduação Estude no IPOL Monografia em Ciência Política