Instituto de Ciência Política - IPOL

Estão abertas as inscrições para curso internacional sobre políticas públicas

noticia portalEstão abertas a partir desta segunda-feira (3/10) as inscrições para a Summer School – Curso Internacional sobre Políticas Públicas. A atividade, a ser realizada no período de 28 de novembro a 2 de dezembro pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a International Public Policy Association (IPPA) e a Universidade de Brasília (UnB), faz parte da programação acadêmica da Escola Ibero Americana de Administração Pública e Políticas (EIAPP), com o apoio da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso).

     As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro pelo endereço eletrônico http://inscricao.enap.gov.br. A Summer School tem como público-alvo servidores públicos brasileiros e de outros países da Ibero-América, além de alunos da pós-graduação no campo de políticas públicas.
Como não haverá tradução simultânea, será necessário que o aluno comprove a fluência em inglês para participação no curso, por meio da apresentação de certificado de conclusão de curso ou certificado de proficiência. Caso não seja possível a apresentação de certificado, durante o processo seletivo o candidato poderá ser chamado a realizar entrevista oral para comprovação de sua fluência na língua inglesa.
     O curso tem por objetivo o aperfeiçoamento teórico e metodológico da análise de políticas públicas, buscando contribuir para o avanço do conhecimento sobre experiências e novas perspectivas colocadas pela realidade das relações entre Estado e sociedade.
A programação será composta por seminário de abertura, três cursos simultâneos de curta duração – com aulas e workshops – e mesa-redonda ao final. Os participantes deverão escolher um dos três cursos:

Curso 1 – Processo Político da Formulação de Políticas Públicas
     Philippe Zittoun, professor da Universidade de Lyon, França, e secretário-geral do IPPA
   O curso propõe uma perspectiva original sobre a complexidade do processo de formulação de políticas e a compreensão de sua dimensão política. Serão inicialmente abordados diferentes autores e perspectivas pré-existentes no Campo da Política Pública, para posteriormente concentrar o foco no papel do conhecimento de políticas durante a prática do processo de produção de políticas (in action), permitindo esclarecer a importância da perspectiva do conflito, em três tipos de “jogos” (contextos específicos) de atuação dos atores políticos: o Jogo de Linguagens, o Jogo da Organização e a Guerra dos Tronos (Game of Thrones). Para isso, serão alternadas a apresentação de teorias e de exemplos empíricos. Os alunos serão levados a participar de algumas simulações que permitem analisar como os atores políticos intervêm nos processos de produção de políticas públicas.

Curso 2 – Desenho de Políticas Públicas
     M Ramesh, professor da Universidade de Singapura e vice-presidente da IPPA

     Serão abordadas as políticas públicas e seus processos, com o objetivo de construir as habilidades de conceituação de problemas das políticas públicas e elaborar estratégias para resolvê-los de forma abrangente. Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam familiarizados com o conceito de desenho de políticas, compreendendo tanto as políticas públicas quanto os processos subjacentes; o processo pelo qual as políticas são normalmente elaboradas, implementadas e avaliadas; e tenham capacidade de desenhar e participar do processo de construção de políticas.

Curso 3 – Coordenação de Políticas
     Guy Peters, professor da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos e presidente da IPPA
     Considerando que as dificuldades para a coordenação de políticas públicas seja uma barreira importante para a administração e a produção de políticas mais eficazes, o curso se propõe a abordar a questão da coordenação de políticas de forma articulada com outros conceitos correlatos, como o de colaboração e de integração de políticas. Os tópicos de conteúdo do curso são: definições de coordenação e integração; a importância da coordenação; as principais barreiras existentes para sua realização; como melhorar a coordenação (mercados/redes/hierarquia); a reconceitualização da colaboração; como medir a coordenação; estudos de caso; e por fim, uma reflexão sobre a possibilidade do excesso de coordenação.
     A IPPA reúne os principais especialistas em políticas públicas e governança do mundo e que atuam na fronteira do conhecimento. A instituição tem por objetivo desenvolver pesquisas no campo das políticas públicas e fomentar a criação de uma comunidade acadêmica mundial, dando acesso aos estudos, abordagens teóricas e metodológicas de ponta, considerando as perspectivas de diversos países.
Confira a programação completa da Summer School – Curso Internacional sobre Políticas Públicas.

Palestras no Instituto de Ciência Política - IPOL

plateia-confinar-2012-fullNo próximo dia 13 de outubro, o Instituto de Ciência Política – IPOL realizará duas palestras ministradas por Ravi Palat, Professor do Sociology Department, Binghamton University, NY-EUA.
As palestras terão lugar no Auditório do IPOL/IREL da UnB

Programação:
10 horas:Um Admirável Mundo Novo? As Emergências da China e da Índia assinalam Uma Nova Ordem Mundial?
15 horas: - Democracia e Ação Afirmativa na Índia: Promessas e Contradições.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa – CNPQ: Emergências e Emergentes: as classes, os estados, os blocos e as regiões e pelo Núcleo de Estudos Latino Americanos. Os eventos contam com o apoio da Coordenação de Extensão do IPOL.

Concurso para professor efetivo do Instituto de Ciência Política

CONCURSOIPOLDesde o último dia 5 de setembro até o próximo dia 7 de outubro estão abertas as inscrições para professor Adjunto classe A do Instituto de Ciência Política.

Área de Conhecimento: Ciência Política

As áreas ou subáreas do conhecimento têm por base as constantes da Tabela das Áreas do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vigentes à data de publicação do edital do concurso.

Requisito Básico: Título de Doutor em Ciência Política, ou em Ciências Sociais, ou em Sociologia, ou em Administração Pública, ou em Economia.

Departamento de Lotação: Instituto de Ciência Política – IPOL.

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva-DE.

Vagas: 01 (uma) vaga.

Cronograma:

Período de inscrição e solicitação de isenção da taxa de Inscrição:05/09/2016 a 07/10/2016

Divulgação da relação dos candidatos que tiveram o pedido de isenção deferido: 14/10/2016

Período para contestar o indeferimento do pedido de isenção: 17/10/2016 a 18/10/2016

Divulgação do resultado da contestação: 26/10/2016

Data limite para o pagamento da taxa de inscrição: 27/10/2016.

Mais informações e inscrição clique AQUI

Inscrições abertas para o Curso de Especialização Análise Política e Políticas Públicas

ESPECIALIZAOInstituto de Ciência Política – IPOL está com matriculas abertas para o Curso de Especialização em Análise Políticas e Políticas Públicas. As inscrições começam no dia 5 de outubro e estende-se até o dia 16 de novembro de 2016.

O curso é no regime de Pós-graduação Lato Sensu com 360 horas/aula com início previsto para março de 2017 e término para maio de 2018. As aulas serão ministradas às terças, quartas e quintas-feiras das 19:00 às 22:00. Um dos pré-requisitos para os interessados é ter diploma de curso superior e capacidade de leitura em língua inglesa.

O Curso de Especialização em Análise Política e Políticas Públicas se apresenta como uma oportunidade para aprimorar o conhecimento dos servidores públicos e profissionais em geral a respeito das questões relevantes à análise política e políticas públicas. O curso permitirá aos alunos compreender como as instituições impactam o processo decisório governamental, bem como os fundamentos do desenho de políticas públicas no que se refere aos diferentes processos de formulação, implementação e avaliação.

O curso tem como Coordenadores os Professores André Borges (IPOL / UNB) e Mathieu Turgeon (IPOL/UNB).

A seleção será realizada pelo Instituto de Ciência Política, no período de 23 a 30 de novembro de 2016.

Mais informações:
Tel. (61) 3107-2202
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Website: http://www.ipol.unb.br/2012-04-02-18-22-26 

NORMAS PARA EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS DE AUDIOVISUAL

1. As reservas poderão ser realizadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pessoalmente no setor de audiovisual que funciona na antessala do auditório do IPOL/IREL mediante o preenchimento de formulário especifico.

2.      As reservas terão que ser feitas com no mínimo 48 horas de antecedência via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pessoalmente com no mínimo 24 horas antes da data de utilização desejada.

3.      As reservas de equipamentos audiovisuais poderão ser feitas com duração de até um mês quando tratar-se de reserva feitas por professores desde que o equipamento seja devolvido após o uso diário no Setor de Audiovisual e de até duas semanas quando tratar-se de reserva feita por alunos ligados aos projetos do IPOL. Ao termino da duração, a reserva deverá ser renovada por e-mail ou pelo formulário.

4.      As reservas dos equipamentos poderão ser feitas pelos Professores do quadro do IPOL, pelos monitores das disciplinas do Instituto de Ciência Política, pelos alunos do Instituto mediante justificativa.

5.      Para que seja realizada a reserva de equipamentos são necessárias as seguintes informações:

1. Nome;

2. Matrícula;

3. Data de início e Término;

4. Finalidade do uso do equipamento;

5. Telefone de contato/e-mail.

6.      A devolução do equipamento deverá ser realizada no máximo até 12 horas após a data de término.

7.      Seguiremos a seguinte prioridade de atendimento:

a)      Defesas e dissertações;

b)      Disciplinas de graduação e pós-graduação;

c)      Projetos de extensão;

d)      Grupos de estudos;

e)      Outras atividades acadêmicas. 

Baixe o Formulário AQUI

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