Professor Paulo Du Pin Calmon

Paulo Du Pin Calmon

Paulo calmon

Paulo Calmon é Professor do Instituto de Ciência Política da UnB (IPOL/UnB) desde 1993. Ele coordena o Grupo de Pesquisa sobre Instituições e Políticas Públicas (GIPP) e é atualmente Diretor do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG/UnB).

Desde que entrou no IPOL, Calmon orientou mais de 50 dissertações de mestrado/teses de doutorado que apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas sobre diversos temas relacionados às seguintes áreas: políticas públicas, estudos legislativos e economia política do desenvolvimento.

Bacharel em Economia pela UnB (1980), Master of Arts (M.A) pela Vanderbilt University (1988) e Philosopher and Doctor (PhD) pela The University of Texas at Austin (1993).
Diretor do Instituto de Ciência Política e Professor do IPOL.
Cursos ministrados na graduação: (i) Análise Política, (ii) Avaliação de Programas Governamentais e (iii) Política e Economia.
Cursos ministrados na pós-graduação: (i) Análise de Políticas Públicas e Processo Decisório, (ii) Modelos de Análise de Políticas Públicas, (iii) Legislativo e Políticas Públicas,(iv) Política Econômica e Democracia e (v) Análise da Política Orçamentária.

Pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG/UnB) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NP3) do CEAM/UnB.
Líder do Grupo de Pesquisa sobre Instituições e Políticas Públicas (GIPP/UnB).
Membro de várias associações acadêmicas nacionais e internacionais (IPSA, APSA, ABCP, ANPAD,etc).
Principais áreas de pesquisa: (i) instituições e políticas públicas; (ii) estudos legislativos; (iii) avaliação de programas governamentais; (iv) economia política do desenvolvimento.

Participa de projetos de ensino e pesquisa de diversos órgãos governamentais, organizações multilaterais e organizações não-governamentais. Atua como professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e participa de projetos da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Sócio e ex-membro do Conselho Deliberativo do INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos. Membro do conselho editorial e revisor de diversas revistas acadêmicas.
Ex-membro da Comissão de Avaliação da CAPES na área de Ciência Política.
Ex-membro da Comissão Assessora do INEP para elaboração do Exame Nacional de Desempenho dos Alunos (ENADE).

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (três mandatos não consecutivos) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (um mandato). Ex-representante do IPOL na CPP (Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB) e no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB). Tutor do PET/IPOL (Programa Especial de Tutoria do IPOL). Membro da Comissão de Reestruturação e Modernização da Universidade de Brasília. Ex-membro da Comissão de Avaliação da CAPES na área de Ciência Política.

• CAPELARI, Mauro Guilherme Maidana ; ARAUJO, Suely Mara Vaz ; CALMON, P. C. P. . Advocacy Coalition Framework: Um Balanço Das Pesquisas Nacionais. Administração Pública e Gestão Social, v. 7, p. 91-99, 2015
  • BARCELOS, Carlos Leonardo Klein ; CALMON, P.C.P . A reforma gerencial do orçamento brasileiro: em busca de múltiplos significados. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 48, p. 159-181, 2014.
  • WENCESLAU, J. ; ANTEZANA, Natalia ; CALMON, P. C. P. . Políticas da Terra: Existe um Novo Discurso Ambiental Pós Rio +20?. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 10, p. 584-604, 2012.
  • CALMON, P. C. P. ; PEDROSO, M. M. . Incidence of Transaction Costs in Brazilian Health Ministry Programmes. Public Management Review (Print), p. 1-19, 2011.
  • ARAUJO, Suely Mara Vaz ; CALMON, P. C. P. . Política de Biodiversidade e Florestas no Brasil e Coalizões de Advocacia. In: XXXiV EnANPAD - Encontro Científico em Administração, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XXXIV EnANPAD - Encontro Científico em Administração. Rio de Janeiro: Editora ANPAD, 2010.
  • CALMON, P. C. P. ; GALBRAITH, J. K. . The Evolution of Industrial Earnings Inequality in Mexico and Brazil. Review of Development Economics, Reino Unido, v. 4, p. 194-203, 2000.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefones: 3349-8143/3347-7351 (CEAG) ou 3107-2204 (IPOL)

Você está aqui: Docentes Professores do Quadro Professores Professor Paulo Du Pin Calmon