Minicurso: Etnografia para Ciência Política

Carga horária: 15 horas

Dia e Horário: sextas-feiras, de 13/jan a 10/fev/2023, das 8h-12h

Local: Sala de Seminários do IPOL, Prédio IPOL/IREL, Campus Darcy Ribeiro

Critérios de inscrição para as vagas (prioridade):
1. estudante do PPGCP/UnB;
2. estudante de graduação do IPOL;
3. docente ou técnico/a UnB;
3. estudante de PPG/UnB externo/a ao IPOL;
4. estudante de graduação/UnB externo/a ao IPOL;
5. externo/a UnB.

Assunto do email: Minicurso Etnografia para CP
Corpo do email deve conter: Nome completo, email, data de nascimento, CPF, matrícula UnB (se houver), link do Lattes e indicação do vínculo com o IPOL/UnB (para critérios de prioridade, no modelo acima)

Objetivo do Curso:

Como o método etnográfico pode ser aplicado ao estudo de temas frequentemente abordados na Ciência Política? Como pesquisas e análises decorrentes de etnografias podem integrar as teorias políticas sobre esses temas? O objetivo do curso é estimular uma discussão sobre tais indagações apresentando os fundamentos teóricos do método etnográfico, bem como ferramentas e habilidades aplicadas, por exemplo, ao estudo de instituições políticas, comportamento político e eleitoral, políticas públicas, participação e representação política. Da mesma forma, a experiência etnográfica será examinada criticamente. Como resultado, espera-se que os/as discentes possam utilizar a etnografia e seus diferentes componentes, como pesquisa de campo, observação participante, entrevistas em profundidade e análise de histórias de vida, em seus próprios projetos de pesquisa, com aprovação e o consentimento dos/as participantes da investigação.

Programa do curso (link).