Revisão de menção final

1. Definição
Reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao aluno em disciplina, para que seja revista e alterada no período.

2. Aplicação

• Aluno regular.
  • Aluno especial.

3. Pontos Fundamentais

• É direito do aluno conhecer, antecipadamente, os indicadores de avaliação de desempenho acadêmico, tomar conhecimento das menções parciais a ele atribuídas e das correções efetivadas, bem como solicitar a revisão de menção final.
  • Cabe pedido de revisão de menção sempre que o aluno não concordar com a menção que lhe foi atribuída pelo professor.
  • Quando a menção final for mantida, a unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina ficará de posse do processo até o prazo final para interposição de recurso.
  • Quando o parecer emitido pelo professor for o de alterar a menção de aprovação para reprovação, o processo deverá conter também a homologação da Câmara de Ensino de Graduação antes do lançamento em sistema.

4. Solicitação

4.1 Local
Secretaria da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina.

4.2 Período
Estabelecido no“Calendário Universitário”.

4.3 Procedimentos
1-  Realizar o peticionamento online através do formulário:Revisão de menção.

OBS: É necessário que esteja logado no e-mail discente para realizar o preenchimento (@unb.br).

5. Análise

5.1 Responsável

• Professor indicado da disciplina.
  • Em caráter excepcional, em caso de impedimento do professor da disciplina, a chefia da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina designará outro docente da mesma área ou deárea afim para julgar a solicitação.

5.2 Critérios

• Parâmetros de avaliação previamente definidos pelo professor da disciplina.
  • Coerência com o plano de ensino da disciplina.
  • Instrumentos não-documentais: quando a menção atribuída for comprovada e justificadamente fundamentada em instrumentos de avaliação não-documentais, será exigido, além do plano de ensino com os critérios de avaliação, um relatório do desempenho do aluno.

6. Resultado

• Alteração: processo será encaminhado ao posto avançado para registro em histórico escolar.
  • Manutenção: o processo será mantido na unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina até o prazo final para interposição de recurso.

6.1 Registro
A nova menção atribuída ao aluno conforme o resultado do processo de revisão de menção será alterada no histórico escolar.

6.2 Ciência do aluno

• Verificação do resultado da solicitação de revisão de menção, na unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina, até o máximo de 48 horas após o término do período estipulado, dando ciência no processo.
  • Menção Alterada: Por via postal.
  • Menção Mantida: A ciência do resultado deverá ser atestada, no processo, na secretaria da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina.

7. Legislação Básica

• Resolução CEPE nº 06/86, de 24/06/86.
  • Resolução CONSUNI nº 43/89, 13/11/89.