Em casa, pelo computador. Na fila do cinema, pelo celular. O acesso a documentos acadêmicos autenticados será mais fácil a partir do segundo semestre letivo de 2018. Por meio da página UnB Documentos Digitais, alunos de graduação e pós-graduação poderão consultar, arquivar ou imprimir, a qualquer tempo, o comprovante de matrícula, a declaração de aluno regular e a grade horária, todos com validação digital.

Isso significa que o estudante não precisará se deslocar às secretarias de curso ou aos postos da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para solicitar tais comprovantes. Basta acessar o sistema via internet, por meio de login e senha, para emitir o documento. Praticidade para os alunos, automatização para a Universidade. A iniciativa faz parte do programa Simplifica UnB, cujas medidas começaram a ser implantadas no ano passado.

“Hoje as pessoas pedem comida, transporte, se relacionam e se comunicam por smartphones, computadores e aplicativos. É paradoxal obrigar o aluno a sair de casa, enfrentar filas, preencher formulários impressos e fazer pedidos presencialmente em guichês", observa o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, que preside a comissão responsável por viabilizar melhorias que atendam às necessidades da comunidade acadêmica. "O novo sistema facilita o processo para o estudante, e a Universidade ganha em eficácia e eficiência”, defende.

A lista de documentos fornecidos on-line tende a aumentar progressivamente. Até o próximo ano, há previsão de que o aluno possa acessar pela internet um total de 16 comprovantes. Entre eles, declarações de formado, matrícula em disciplina, créditos cursados, período do curso, dedicação exclusiva, provável formando, aluno especial, ex-aluno, trancamento geral e monitoria; além das ementas dos cursos, histórico escolar e demonstrativo de situação no fluxo.

Neste início de operações no novo sistema, as secretarias de curso e os postos da SAA continuam atendendo as demandas de balcão, para que a comunidade tenha tempo de se adaptar. No entanto, a expectativa é que estes serviços sejam disponibilizados gradual e exclusivamente pela internet. “Por isso, a orientação é que os servidores que trabalham com atendimento apresentem a plataforma ao estudante”, frisa Kátia Rejane, servidora da SAA.

Adaptação do modelo de Declaração de Aluno Regular, que passa a ser emitida digitalmente. Documento será certificado por código de validação. Imagem: Reprodução

ACESSO E VALIDADAÇÃO – Desenvolvido pelo Centro de Informática (CPD), o UnB Documentos Digitais é intuitivo e simples. O acesso será por meio do número de matrícula e senha, a mesma cadastrada para entrar no Portal do Aluno e no Matrícula Web.

“Para logar é preciso que a situação acadêmica do graduando ou pós-graduando esteja regular. Caso ele não consiga entrar, os primeiros procedimentos indicados são as opções de recuperação de e-mail ou senha, via Portal do Aluno. Se o problema continuar, ele precisará verificar sua situação junto à SAA”, explica Felipe Evangelista, coordenador de Sistemas Acadêmicos do CPD.

Após login na plataforma, basta selecionar a opção desejada, aceitar o Termo de Consentimento, que alerta sobre as implicações legais em caso de adulteração ou falsificação, e clicar na opção Emitir Documento. O arquivo gerado pode ser impresso pelo aluno e salvo no computador ou celular.

>> Acesse o manual com o passo a passo para emissão dos documentos digitais

A autenticidade dos documentos será garantida por dois códigos de validação, um alfabético e outro por imagem, o QR Code. Agente, entidade ou órgão receptor do documento podem certificar a originalidade do comprovante por meio de um endereço de validação.

Ao acessar a página, basta digitar o código de validação, que aparece no final do documento, ou escanear o QR Codepor meio de aparelhos específicos, aplicativos de celular ou câmera do computador.