Seção Especial: A Ciência Política frente à crise do COVID-19.

 

A Revista Brasileira de Ciência Política convoca pesquisadores da área de Ciência Política e afins para o encaminhamento de artigos, individuais, ou em coautoria, para fazer parte da Seção Especial A Ciência Política frente à crise do COVID-19: desafios empíricos e analíticos.

 

A crise sanitária aberta pela pandemia do COVID-19 representa não só um momento de mudanças sociais drásticas, mas também de inflexão teórico-metodológica nos diversos campos científicos, para além da saúde. Nas ciências sociais, especificamente na Ciência Política, a pandemia também desloca e movimenta parte dos nossos objetos de pesquisa. Organizações internacionais, governos nacionais, estaduais e locais tiveram que pensar mecanismos legais de atuação frente à crise e desenhar políticas públicas; atores governamentais repensaram estratégias de atuação da burocracia, modelos de financiamento e de organização da economia; a dinâmica de relação entre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário também foi afetada; atores da sociedade civil e movimentos sociais mobilizaram novas e velhas estratégias de atuação e repertórios presenciais e digitais, e estudiosos da sociedade se viram frente aos impactos do crescente negacionismo. Nesse contexto, as teorias política e da democracia parecem ganhar novo prisma quando confrontadas com desafios que emergem (ou ganham maior visibilidade) na pandemia, como a crise da representação, a relação entre neoliberalismo e conservadorismo, a persistência e o aumento das desigualdades sociais, raciais, econômicas e territoriais. Frente aos desafios analíticos impostos por esta realidade em transformação, a RBCP pretende reunir trabalhos que contribuam para compreender as mudanças nas fronteiras de debate ao redor dos objetos e temas de pesquisa da Ciência Política e sua relação com a pandemia. Os trabalhos comporão duas seções especiais a serem publicadas em fluxo contínuo no próximo ano.

 

As submissões devem ser feitas pela Plataforma Scielo e obedecer às regras e diretrizes para publicação de artigos na RBCP, disponíveis no endereço: https://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm No momento da submissão, o autor deve indicar que o artigo fará parte da avaliação da Seção Especial “A Ciência Política frente à crise do COVID-19: desafios empíricos e analíticos”, selecionando a respectiva seção.

 

Cronograma

• Lançamento do edital: 01/10/2020

• Data limite de submissão de artigos: 31/12/2020.

• Publicação em versão eletrônica (prevista): para os números 35 (maio/ago.) e 36 (set./dez.) de 2021.

A submissão antecipada aumentará a possiblidade do trabalho ser aprovado para a primeira edição da seção.