Orientações de retorno 2020/1 para a comunidade do IPOL

Caros e caras:

O Instituto de Ciência Política está em preparação para o retorno retomo ao calendário letivo. Acreditamos que a melhor forma é que todos/as tenhamos acesso às informações mais atualizadas.
O primeiro passo, que é o mais importante, é que todo mundo tenha acesso à resolução CEPE que retomou o calendário letivo do período 2020/1, remotamente. A Resolução CEPE 59/2020 é o Anexo I deste documento. Convidamos fortemente que todos/as a leiam, porque é o instrumento normativo que está regendo nossas atividades.

Todas as medidas institucionais tomadas pela UnB podem ser acessadas em http://repositoriocovid19.unb.br/medidas-institucionais/. Seguindo as orientações aprovadas pelo CEPE, o corpo docente preparou, de formas diversas, a organização das disciplinas do IPOL para o 2020/1. Para que todas/os possam acessar as disciplinas, em sua diversidade, orientamos a comunidade do IPOL:

 

1. Graduação: todos/as devem se acostumar com o novo sistema de administração da graduação, o SIGAA. Ele é bastante integrado e nele há uma sala virtual de cada disciplina ofertada.

a. Como acessar o SIGAA? No link www.sig.unb.br/sigaa.
b. Como se cadastrar? Na página inicial do SIGAA.
c. Como resolver dúvidas sobre a plataforma? No endereço http://portalsig.unb.br/duvidas-frequentes

 

2. Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

 

a. Alunos/as de pós-graduação: O SIPPOS ainda está vigente, então a pós- graduação por enquanto não acessa o SIGAA.

b. Contato com a secretaria da pós do IPOL: todas as dúvidas sobre a pós-graduação devem ser envidas para secretaria.pospolunb@gmail.com.

c. Ressaltamos a importância do contato entre orientandos/as e orientadores/as.

d. Os programas de disciplina da pós foram enviados por email para os/as alunos/as. Eles serão disponibilizados no site do IPOL em breve.

 

3. Graduação: por que o SIGAA é importante?

 

a. Alunos/as de graduação: No SIGAA estão o acesso ao registro acadêmico e aos documentos pessoais de cada aluno/a. Com a descontinuação do matriculaweb/SIGRA, hoje tudo está no SIGAA. Ali pode-se acessar atestado de matrícula, histórico escolar e declaração de vínculo. Questões administrativas devem ser solucionadas, primeiramente, pelo SIGAA.

b. Os dados das disciplinas de graduação ofertadas também estão no SIGAA.

c. Docentes: é no SIGAA que se faz a gestão de suas turmas (acessar matriculados/as, listas de e-mails, lista de presença, abrir um fórum com a turma, criar uma sala virtual para todas as atividades, lançar menções finais etc.). Todos/as precisam se registrar no SIGAA. Não existe mais MençãoWeb para a graduação e a secretaria não tem mais acesso a essas informações e processos.

d. Contato com a secretaria do IPOL: todas as dúvidas administrativas sobre a graduação, durante o 2020/1, envidas para gradipol@unb.br. Na mensagem, o/a aluno/a deve sempre informar o seu número de matrícula e nome completo.

 

4. Como está sendo feita a organização de cada disciplina?


a. Cada professor/a tem liberdade para organizar suas disciplinas. Existem orientações gerais e é importante todas/os termos em mente que estamos em uma situação excepcional, aprendendo juntos/as, alunos/as, docentes e técnicos/as.
b. As orientações da Resolução CEPE 59/2020 indicam que preferencialmente as disciplinas sejam retomadas em plataformas oficiais da UnB (Moodle Aprender 1 ou 3, Microsoft Teams, SIGAA). Mas há docentes que optaram por organizar suas disciplinas fora dessas plataformas, o que é permitido.
c. Os programas de disciplinas de graduação do IPOL estarão disponíveis, em breve, no site do Instituto, no menu Graduação > Ementas/Programas: http://www.ipol.unb.br/
                  i. Professores/as devem enviar seus programas de disciplina  atualizados, até 17/8, para gradipol@unb.br, com cópia para processosipol@gmail.com.

d. Todas as dúvidas sobre as disciplinas devem ser enviadas para o/a docente responsável pela turma. O email do/a professor/a da turma está disponível na página da turma no SIGAA.
                  i. Para disciplinas da pós, entre em contato com os/as docentes, orientadores/as ou a Secretaria da pós.

 

5. Moodle da UnB: Aprender 1 a Aprender 3


a. A UnB tem, há muitos anos, o Moodle na plataforma Aprender. A versão antiga é o Aprender 1 (https://aprender.unb.br/) e está sendo descontinuada aos poucos. Ela ainda funciona no 2020/1, então alguns/mas professores/as resolveram manter suas turmas ali.
b. Algumas turmas já foram migradas pelos/as professores/as para o Aprender 3 (https://aprender3.unb.br). Nessa nova plataforma, funciona a videoconferência integrada, algo que não acontece no Moodle antigo.
c. Cada aluno/a deve se cadastrar na plataforma e acessar as disciplinas com a chave de acesso que o/a professor/a divulgar no programa da disciplina.
d. Professores/as podem cadastrar diretamente alunos/as nas salas, ou estudantes podem se autoinscrever com chave de acesso a ser disponibilizado pelo/a docente. Normalmente o processo é feito com
autoinscrição. Isso está descrito no programa da disciplina.

 

6. Microsoft Teams

a. Desde 2020, a UnB começou um acordo de cooperação para uso do Microsoft Office 365. Todas as pessoas da UnB têm acesso aos produtos do Office (uma licença Office 365, que conta com Word, Excel, Powerpoint etc.), registrada a partir do nosso login institucional. Uma ferramenta importante é o Teams, que estamos usando bastante no trabalho administrativo da UnB.

b. Como se registrar no Teams?
          i. Pelo email institucional.
                   1. Alunos/as da UnB têm um email institucional que é númerodematrícula@aluno.unb.br.

c. Como acessar o Teams?
i. Baixando o programa para seu equipamento em https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft- Teams/download-app

ii. Acessando pelo navegador, em https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-Teams/group-chat-software

iii. Como usamos o Teams para videoconferência, tenha certeza de que foi habilitado o uso do microfone e da câmera pelo aplicativo. Costuma dar menos problema no celular e no programa instalado
do que no navegador.

d. Como funciona o Teams em uma disciplina da UnB?
i. Professores/as cadastram cada aluno/a em um canal (“turma virtual”) da disciplina no Teams, e ali usam as ferramentas da sala
virtual.
ii. O cadastro é feito com a matrícula dos/as alunos/as (email institucional) ou pelo seu nome.
iii. A autoinscrição do/a aluno pode ser feita com um código de acesso, que é disponibilizado pelo/a professor/a.

 

Bom semestre, na medida do possível, a todas/os!


Que tenhamos paciência e flexibilidade para seguirmos por este período difícil.

 

Anexo I -  Resolução CEPE 59/2020

 Orientações de retorno 2020/1 para a comunidade do IPOL

Caros e caras:

O Instituto de Ciência Política está em preparação para o retorno retomo ao calendário letivo. Acreditamos que a melhor forma é que todos/as tenhamos acesso às informações mais atualizadas.
O primeiro passo, que é o mais importante, é que todo mundo tenha acesso à resolução CEPE que retomou o calendário letivo do período 2020/1, remotamente. A Resolução CEPE 59/2020 é o Anexo I deste documento. Convidamos fortemente que todos/as a leiam, porque é o instrumento normativo que está regendo nossas atividades.

Todas as medidas institucionais tomadas pela UnB podem ser acessadas em http://repositoriocovid19.unb.br/medidas-institucionais/. Seguindo as orientações aprovadas pelo CEPE, o corpo docente preparou, de formas diversas, a organização das disciplinas do IPOL para o 2020/1. Para que todas/os possam acessar as disciplinas, em sua diversidade, orientamos a comunidade do IPOL:

 

1. Graduação: todos/as devem se acostumar com o novo sistema de administração da graduação, o SIGAA. Ele é bastante integrado e nele há uma sala virtual de cada disciplina ofertada.

a. Como acessar o SIGAA? No link www.sig.unb.br/sigaa.
b. Como se cadastrar? Na página inicial do SIGAA.
c. Como resolver dúvidas sobre a plataforma? No endereço http://portalsig.unb.br/duvidas-frequentes

 

2. Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

 

a. Alunos/as de pós-graduação: O SIPPOS ainda está vigente, então a pós- graduação por enquanto não acessa o SIGAA.

b. Contato com a secretaria da pós do IPOL: todas as dúvidas sobre a pós-graduação devem ser envidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

c. Ressaltamos a importância do contato entre orientandos/as e orientadores/as.

d. Os programas de disciplina da pós foram enviados por email para os/as alunos/as. Eles serão disponibilizados no site do IPOL em breve.

 

3. Graduação: por que o SIGAA é importante?

 

a. Alunos/as de graduação: No SIGAA estão o acesso ao registro acadêmico e aos documentos pessoais de cada aluno/a. Com a descontinuação do matriculaweb/SIGRA, hoje tudo está no SIGAA. Ali pode-se acessar atestado de matrícula, histórico escolar e declaração de vínculo. Questões administrativas devem ser solucionadas, primeiramente, pelo SIGAA.

b. Os dados das disciplinas de graduação ofertadas também estão no SIGAA.

c. Docentes: é no SIGAA que se faz a gestão de suas turmas (acessar matriculados/as, listas de e-mails, lista de presença, abrir um fórum com a turma, criar uma sala virtual para todas as atividades, lançar menções finais etc.). Todos/as precisam se registrar no SIGAA. Não existe mais MençãoWeb para a graduação e a secretaria não tem mais acesso a essas informações e processos.

d. Contato com a secretaria do IPOL: todas as dúvidas administrativas sobre a graduação, durante o 2020/1, envidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Na mensagem, o/a aluno/a deve sempre informar o seu número de matrícula e nome completo.

 

4. Como está sendo feita a organização de cada disciplina?


a. Cada professor/a tem liberdade para organizar suas disciplinas. Existem orientações gerais e é importante todas/os termos em mente que estamos em uma situação excepcional, aprendendo juntos/as, alunos/as, docentes e técnicos/as.
b. As orientações da Resolução CEPE 59/2020 indicam que preferencialmente as disciplinas sejam retomadas em plataformas oficiais da UnB (Moodle Aprender 1 ou 3, Microsoft Teams, SIGAA). Mas há docentes que optaram por organizar suas disciplinas fora dessas plataformas, o que é permitido.
c. Os programas de disciplinas de graduação do IPOL estarão disponíveis, em breve, no site do Instituto, no menu Graduação > Ementas/Programas: http://www.ipol.unb.br/
                  i. Professores/as devem enviar seus programas de disciplina  atualizados, até 17/8, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

d. Todas as dúvidas sobre as disciplinas devem ser enviadas para o/a docente responsável pela turma. O email do/a professor/a da turma está disponível na página da turma no SIGAA.
                  i. Para disciplinas da pós, entre em contato com os/as docentes, orientadores/as ou a Secretaria da pós.

 

5. Moodle da UnB: Aprender 1 a Aprender 3


a. A UnB tem, há muitos anos, o Moodle na plataforma Aprender. A versão antiga é o Aprender 1 (https://aprender.unb.br/) e está sendo descontinuada aos poucos. Ela ainda funciona no 2020/1, então alguns/mas professores/as resolveram manter suas turmas ali.
b. Algumas turmas já foram migradas pelos/as professores/as para o Aprender 3 (https://aprender3.unb.br). Nessa nova plataforma, funciona a videoconferência integrada, algo que não acontece no Moodle antigo.
c. Cada aluno/a deve se cadastrar na plataforma e acessar as disciplinas com a chave de acesso que o/a professor/a divulgar no programa da disciplina.
d. Professores/as podem cadastrar diretamente alunos/as nas salas, ou estudantes podem se autoinscrever com chave de acesso a ser disponibilizado pelo/a docente. Normalmente o processo é feito com
autoinscrição. Isso está descrito no programa da disciplina.

 

6. Microsoft Teams

a. Desde 2020, a UnB começou um acordo de cooperação para uso do Microsoft Office 365. Todas as pessoas da UnB têm acesso aos produtos do Office (uma licença Office 365, que conta com Word, Excel, Powerpoint etc.), registrada a partir do nosso login institucional. Uma ferramenta importante é o Teams, que estamos usando bastante no trabalho administrativo da UnB.

b. Como se registrar no Teams?
          i. Pelo email institucional.
                   1. Alunos/as da UnB têm um email institucional que é númerodematríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

c. Como acessar o Teams?
i. Baixando o programa para seu equipamento em https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft- Teams/download-app

ii. Acessando pelo navegador, em https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-Teams/group-chat-software

iii. Como usamos o Teams para videoconferência, tenha certeza de que foi habilitado o uso do microfone e da câmera pelo aplicativo. Costuma dar menos problema no celular e no programa instalado
do que no navegador.

d. Como funciona o Teams em uma disciplina da UnB?
i. Professores/as cadastram cada aluno/a em um canal (“turma virtual”) da disciplina no Teams, e ali usam as ferramentas da sala
virtual.
ii. O cadastro é feito com a matrícula dos/as alunos/as (email institucional) ou pelo seu nome.
iii. A autoinscrição do/a aluno pode ser feita com um código de acesso, que é disponibilizado pelo/a professor/a.

 

Bom semestre, na medida do possível, a todas/os!


Que tenhamos paciência e flexibilidade para seguirmos por este período difícil.

 

Anexo I -  Resolução CEPE 59/2020