Instituto de Ciência Política - IPOL

Política na Escola

O “Política na Escola” é um projeto de extensão de ação contínua vinculado ao Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Nesse projeto são desenvolvidas atividades que abordam assuntos como política, participação, democracia, direitos, entre outros, junto a crianças, em seu ambiente escolar. Desde 2004 o projeto atua em cidades do entorno do Plano Piloto, como Ceilândia e Taguatinga. A partir do ano de 2010, as atividades passaram a se concentrar na Cidade Estrutural.

O público-alvo é composto por crianças, em geral entre nove e doze anos. Esta faixa etária foi escolhida por ser a fase de desenvolvimento na formação dos conceitos morais do indivíduo e o intuito do projeto não é ensinar conteúdos, mas construir, junto com as crianças, uma nova postura diante da política. Com a consciência de que as aulas expositivas cansam facilmente estudantes nessa idade, procura-se sempre planejar encontros lúdicos e participativos, com dinâmicas, histórias em quadrinho e teatros.

Uma das maiores preocupações é não doutrinar as crianças segundo as crenças políticas dos membros do projeto, devido à concepção de não existir uma única opinião correta e as atividades propõem aos estudantes reflexão, para encontrar suas próprias explicações sobre o mundo político que os rodeia. Recorrentemente as crianças apresentam soluções e visões de mundo inovadoras, permitindo uma troca de aprendizado e formação de saber entre educando e educador.

Nesse sentido, a extensão se distingue totalmente do assistencialismo. Como estudantes universitários, os membros do projeto não se consideram detentores da um saber superior, consolidado na universidade a ser compartilhado com a comunidade. Ao contrário, valorizam toda forma de saber e saber-fazer como igualmente válidas e vemos a extensão como uma via de mão dupla na qual se trocam ideias e experiências.

Quanto ao enfoque temático, trabalha-se o aspecto não institucional do agir político. Dessa forma, embora sejam abordados assuntos como eleições e representação, o enfoque principal está na política do cotidiano, no sentido em que todos são agentes políticos e têm capacidade de interferir no meio social em que estão inseridos.

O projeto “Política na Escola” é aberto a todos (as) os (as) estudantes da Universidade de Brasília, independente do curso, e realiza atividades durante o semestre. Contudo, o acompanhamento do ano letivo das crianças, torna a experiência extensionista mais rica. As reuniões são semanais (geralmente às sextas-feiras, na Faculdade de Estudos Sociais Aplicados - FA), intercaladas de encontros com as crianças na própria Cidade Estrutural. Desse modo, os alunos podem discutir internamente os encontros com as crianças e o projeto se mantém ativo toda semana. No ano de 2012 o projeto trabalha com 150 crianças e conta com a participação de 30 alunos.

Acesse aqui o Site do Projeto Politica na Escola...

 
Você está aqui: Extensão Política na Escola