Gustavo Rodrigues Mesquita

Professor Adjunto do IPOL/UnB.

Bio

Cientista político, historiador e professor da Universidade de Brasília, atuando no Instituto de Ciência Política (IPOL). Dedica-se a estudos e pesquisas sobre pensamento e teoria política de forma interdisciplinar e relacional, levando em igual consideração a história, as ciências sociais e a literatura.

Possui doutorado em história social pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas — Escola de Ciências Sociais e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Foi professor visitante na University of Birmingham, Inglaterra, onde pesquisou a agenda internacional de antirracismo durante a Guerra Fria. Foi contemplado com prêmio de pesquisa do Rockefeller Archive Center, nos Estados Unidos.

Líder do Grupo de Estudos sobre a Guerra Fria, é autor dos livros “Gilberto Freyre e o Estado Novo” (Global, 2018), “Guerra Fria e Brasil: para a agenda de integração do negro na sociedade de classes” (Alameda, 2020) e “Foundations, US Foreign Policy and Anti-Racism in Brazil” (Routledge, 2023), os dois últimos em coautoria com Elizabeth Cancelli e Wanderson Chaves.

Tem experiência em ensino e pesquisa sobre problemas do pensamento político, principalmente de teorias da democracia e seus reflexos na política brasileira, relações Brasil-Estados Unidos na Guerra Fria, direitos humanos e relações raciais.

RESOCIEGrupo de pesquisa
O grupo estuda as reconfigurações nas relações entre sociedade e Estado, com foco nas teorias democráticas e de movimentos sociais.
PPGCPDemocracia e sociedade
Linhas de pesquisa: Democracia e desigualdades

Contato

Acessar o conteúdo