Edvaldo Fernandes da Silva
Professor voluntário IPOL/UnB
Bio
Doutor em Sociologia e pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou estudos pós-doutorais em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Bacharel em Comunicação Social (1997) e em Direito (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília (2004).
É professor de “Democracia e Desigualdade” e “Política e Direito” no Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília e atua como professor de Direito e Ciência Política em cursos de pós-graduação e cursos livres no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal. Entre 2015 e 2019, foi professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), onde lecionou, na graduação, as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Tributário, Introdução ao Direito e Ciência Política, além de ministrar cursos de pós-graduação em Direito Tributário e Direito Público.
É advogado de carreira do Senado Federal desde 2009. Coordenou o Núcleo de Processos Judiciais da Advocacia do Senado Federal entre 2019 e 2024. Foi responsável pela coordenação da consultoria e da defesa jurídica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos de 8 de Janeiro, entre outras. Presidiu a Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal no biênio 2022–2023. É titular da Fernandes da Silva Sociedade Individual de Advocacia.
Atuou como perito indicado pela República Federativa do Brasil perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no Caso Márcia Barbosa de Souza e outros vs. Brasil. Foi jornalista de carreira da Câmara dos Deputados (2005–2009) e procurador concursado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) (2004–2005).
É cofundador e coordenador acadêmico e de conteúdo da Rede Pedagógica. Atua também como jornalista, consultor e cientista político. Tem experiência no mercado editorial nos Estados Unidos e formação avançada em língua, literatura e cultura inglesas, francesas e alemãs no Brasil, além de cursos de língua e cultura alemã e austríaca realizados na Alemanha e na Áustria.
Atua ainda na formulação e avaliação de políticas públicas, com participação em estudos, na elaboração, análise e aperfeiçoamento de projetos de lei no Congresso Nacional.
Contato
E-mail: edvaldo@fernandesdasilva.com.br
Acesse o Lattes.
