Colação de Grau - Instituto de Ciência Política

      A partir do segundo semestre de 2018, as colações de grau voltarão a ser organizadas pelas unidades acadêmicas e centros responsáveis pelos cursos de graduação da Universidade de Brasília, restabelecendo a prática  anteriormente realizada pela instituição.


Os diplomas digitais serão disponibilizados através do link: Emissão de diplomas com certificação digital

1° ALUNOS: 


A)
Realizar o registro de formandos, através do formulário online: Registro de Formandos (IPOL)
B) Indicar a comissão de formatura, com no mínimo 5 alunos. 
C) Preencher o Formulário – comissão de formatura e encaminhar via e-mail para processosipol@gmail.com até o dia 30/08/2024.  (Mensagem para comissão constituída)
D) Verificar as pendências de documentação no SAA e na secretaria do IPOL. 

2° Serviços disponibilizados pela Universidade de Brasília: 


A)
Bandeiras (Brasil, GDF e UnB). 
B) Roseta 
C) Prisma
G) Faixas            
H) Pelerine 
I) Cadeiras 
J) Mestre de Som 
K) Reserva do Centro Comunitário Athos Bulcão

 3° Documentos importantes para cerimônia: 

4° Tamanho da Beca: 


Uso de beca e pelerine na Colação de Grau:
O traje dos formandos, incluindo a opção de usar beca, faixa e capelo, será definido em comum acordo entre a turma de formandos e a coordenação do curso de graduação.
Quando o Presidente da Mesa for o Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Quando o Presidente da Mesa for o Vice – Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca e preta. E por delegação sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Para os Membros da Mesa de Honra, Diretor das Faculdades e Institutos, é aconselhável usar traje passeio completo escuro com a pelerine preta com barras azul e verde, as cores da UnB.

Tamanho das Becas do Cerimonial
PP1,25 m
P COM BARRA1,30 m
P1,35 m
P+51,45 m
M1,50 m
G1,60 m
GG1,65 m
EXGG1,75 m

Observação: a medida da beca é feita pelo comprimento da nuca até o tornozelo.


Uso de pelerine:
 A UnB está localizada no Planalto Central, tendo por quase todo o ano um clima quente e seco. Adotou-se a pelerine levando em consideração a melhor adequação das vestes talares. Sua principal função é indicar posições de hierarquia que devem ser respeitadas, pois têm fundamento na Ordem de Precedência.
A pelerine é como uma capa usada sobre os ombros, no corte godê guarda-chuva, até a altura dos ombros, em pano duplo (na parte interna é bordado em linha dourada o nome do MRT, e o período do mandato) de cetim duchése na cor branca, arrematada com gola de padre e, para o fechamento, cordão traçado, tipo rabo de galo, também branco, ornada com aplicações douradas, circundando o pescoço e a parte frontal do peito.
É usada pelo MRT nas cerimônias de Transmissão do Cargo de Reitor, Outorga de Grau, Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário.
No caso da Transmissão do Cargo, o reitor que sai, leva, de recordação, a pelerine, e é colocada nos ombros no novo reitor uma nova, com as mesmas especificações. No caso do VRT, o procedimento é o mesmo.
Pelerine Branca – a cor branca traduz o somatório de todas as áreas do conhecimento humano e dos três Reinos da Natureza.
Palerine Preta – É utilizada apenas por professores, professores aposentados e ex-professores da Universidade de Brasília.

5° Procedimentos: 
a)
Agendar uma reunião entre os formandos e os servidores do IPOL. 
b)Estabelecer uma data para Colação de Grau. 
c) Realizar o agendamento do Centro Comuntário Athos Bulcão através do SEI, devendo ser encaminhado para as unidades: DOCCA e CERI.
d) Encaminhar o formulário de Formulário para Empréstimo de Materiais para o Cerimonial (CERI).
e) Estabelecer o roteiro da cerimônia, conforme o formulário da comissão de formatura. 
f) Imprimir e distribuir os convites. 

6° Colação antecipada: 
Cerimônia pré-agendada devido à necessidade do aluno em antecipar sua colação de grau, nos seguintes casos:
I. Aprovação em processo de admissão em programa de pós-graduação, ou inscrição em processo seletivo de igual grau, mediante comprovação da obrigatoriedade da outorga por parte da instituição para a qual o formando pretende se submeter;
II. Posse em cargo ou emprego público, com publicação de resultado no Diário Oficial da respectiva nomeação ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;
III. Registro em conselho de classe, como condicional aos casos citados nos incisos I e II;
IV. Mudança de estado ou de país, com apresentação de comprovante de endereço em outra localidade no nome do formando;
V. Transferência ex officio, mediante apresentação de documentação comprobatória;
VI. Doenças impeditivas, mediante apresentação de atestado médico.

Procedimentos: 

A) Encaminhar via e-mail para processosipol@gmail.com ou entregar na secretaria, até o dia  31/10/2024, os seguintes documentos: 
1) Formulário de colação antecipada 
2) Documentos comprobatórios que justifiquem a colação antecipada (item acima). 

Pular para o conteúdo